A especialidade médica de Medicina Física e de Reabilitação ou Fisiatria tem como núcleo de atuação o diagnóstico e o tratamento das doenças incapacitantes, pretendendo devolver ao indivíduo autonomia, capacidade plena de atuação no meio social, profissional e familiar e qualidade de vida.
A atividade clínica mais conhecida estabeleceu-se em torno das doenças do aparelho locomotor, constituído pelos sistemas nervoso, músculo-esquelético e articular. Contudo, apesar de menos notório, a Medicina Física e de Reabilitação também ocupa um papel fundamental na reabilitação de doenças cardíacas e respiratórias.
Esta especialidade é responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de condições que podem resultar em qualquer grau de incapacidade (lombalgias, cervicalgias, escolioses, artroses, hérnias discais, tendinites, fibromialgia, artrite reumatóide, sequelas de acidentes vasculares cerebrais e lesões vertebro-medulares, doença de Parkinson, pós-operatórios de lesões músculo-esqueléticas, lesões desportivas, etc.).